NPK Mármores

voltar

Opções de acabamentos em mármores e travertinos: tipos e efeitos

Fonte de inspiração e protagonista de projetos de arquitetura e decoração, as pedras naturais são sinônimos de singularidade! Frutos da ação milenar da natureza, as chapas de mármore, limestone e travertino possuem traços únicos, que garantem a qualquer ambiente um conceito arrojado e exuberante. No entanto, além de escolher qual pedra combina mais com seu espaço, é preciso decidir qual é o melhor tipo de acabamento para seu projeto.

mármore-nero-escovado

Projeto: Camila Accioly e Marcela Nicz

Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar quais são os efeitos de cada acabamento para o resultado final da peça. Confira:

Mármores

Os acabamentos mais usados nos mármores são o polido, o levigado e o escovado. O polido, como o próprio nome já diz, é feito a partir da lustração da pedra. Nesse processo é necessário um maquinário de ponta, com uso de tecnologia avançada, para garantir a homogeneidade e perfeição no efeito alto brilho.

marmore-polido-nero

Projeto: Marko Holsten | Foto: Eduardo Macarios | Mármore Nero Marquina Polido

Já o acabamento levigado tem a finalidade oposta: o mármore é lixado com abrasivos, trazendo um aspecto opaco e próximo à estética original da pedra. Para os limestones, esse é o acabamento mais indicado e utilizado. A pedra sem brilho tem sido muito especificada em projetos atuais para materiais como os mármores brancos Ariston, Pighes e Carrara Gióia e nos cinzas, como Gris Armane e Gris Navagio.

marmore-gris-cinza-levigado

Projeto: Rogério Shinagawa | Foto: Denilson Machado | Marmore Gris Armani Levigado

No acabamento escovado, a chapa é toda trabalhada por escovas abrasivas diamantadas, deixando a superfície levemente irregular e ressaltando as características do material, principalmente os veios. A intensidade do escovado pode ser com maior rugosidade, média ou pouca. O acabamento levigado e escovado são ótimas opções para áreas de piscina, por exemplo, pois funciona como antiderrapante. 

marmore-cinza-escovado

Projeto: Marko Holsten Foto: Eduardo Macarios | Mármore Gris Navagio escovado

Travertinos

Caso a escolha para a composição seja o charmoso travertino, o cliente ainda pode optar por usar o material  bruto, também chamado de natural, ou estucado. Ambasopções podem receber o acabamento polido, levigado ou escovado.

No acabamento bruto, o travertino não passa por nenhum processo além da serragem da chapa, mantendo o aspecto rústico da pedra. Na NPK, no entanto, sugerimos que seja feito um lixamento básico para tirar marca da serra.

travertino-bruto-levigado

Projeto: Marchetti Bonetti | Travertino bruto levigado

Para quem deseja suavizar ou eliminar os furos na pedra, é possível optar pela estucagem - preenchimento dos furos por meio de resina. A diferença é o tipo de resina que completará os buracos da rocha, podendo ser incolor ou na cor do material.

travertino-resinado-escada

Projeto: Debora Aguiar | Foto: Alain Brugier | Travertino resinado

Impermeabilização

Seja qual for a escolha, a NPK sugere sempre a impermeabilização de todas as faces da pedra, para melhor manutenção e proteção do material. É importante se atentar à qualidade do serviço, já que o processo consiste em diversas etapas de aplicação do produto. Dessa forma, o cliente poderá desfrutar de um resultado que, além de belo, também será prático e funcional.

Conheça nossa linha completa de pedras naturais! Visite nossas lojas em Curitiba ou São Paulo.

Deslize para ver mais