NPK Mármores

voltar

O Travertino: resistência e beleza atemporal da pedra natural

O Travertino é um dos queridinhos quando o assunto é pedra natural. Muito especificada por arquitetos ao redor do mundo por sua flexibilidade e resistência, a pedra conta com um tom neutro, harmonioso e que remete ao natural, caraterísticas que só valorizam o projeto com o passar dos anos. O travertino traz uma sensação única ao toque, com textura incomparável e temperatura mais quente.

Em seus mais diversos usos, o Travertino é perfeito para fachadas, por ser um material sólido e de fácil manutenção – mais prático que pintura! É um investimento em atemporalidade e design.

Formação

Formado embaixo do solo, em águas quentes, o Travertino tem suas jazidas, geralmente, próximos às aguas termais. Seus famosos buracos são resultado de bolhas de ar formadas durante o resfriamento e consolidação da rocha, há milhões de anos. As pedreiras mais conhecidas pela beleza e qualidade do material produzido, são da Itália e Turquia.

Obras atuais em Travertino

THE GETTY CENTER LOS ANGELES

Projeto de Richard Meier, vencedor do Prêmio Pritzker e da medalha de ouro do AIA.

O Getty Center é um complexo cultural localizado em Los Angeles, que conta com uma beleza indescritível. Além de ter lindas exposições de arte em suas galerias, o Getty Center por si só é uma obra de arte, com uma arquitetura impressionante e jardins de tirar o fôlego.

marmore-travertino

São mais de 108.000 m² de Travertino! Para garantir a qualidade a longo prazo, foram contratados testes de envelhecimento acelerado do material, realizados por duas empresas de consultoria e pelo GCI para determinar a adequação da pedra, o sistema de montagem e os tratamentos químicos. Posteriormente, foi constatado que para locais de alto fluxo, como do Getty, a pedra resistiria por 50 anos sem substituição. Incrível, não é mesmo?

marmore-travertino

BROADGATE CIRCULE (LONDRES)

Projeto do grupo Arup, oficialmente Arup Group Limited,  empresa multinacional de serviços profissionais que fornece serviços de engenharia, design, planejamento, gerenciamento de projetos e consultoria.  

Construído no final dos anos 80, pelo mesmo grupo, o Broadgate Circule foi reformado e transformado em um novo centro cívico. O projeto integra múltiplas funções, incluindo espaço cívico, performance e espaço para eventos, restaurantes, cafés e bares, todos unidos por rotas de circulação claras e diretas. Atrai uma grande variedade de visitantes durante todo o ano, especialmente durante os meses de inverno para a famosa pista de gelo.

O slogan da construção foi: “Construído Para Durar”. Ou seja, uma combinação perfeita com o Travertino!

Em um descritivo do projeto, consta a seguinte informação:

“Um dos melhores exemplos do uso de Travertino no Reino Unido - A famosa estrutura de colunas, projetada por Arup em 1988, foi mantida na reforma. O detalhe arquitetônico e o acabamento da pedra com materiais de interface são exemplares.”

pedra-travertino

EXXONMOBIL HOUSTON CAMPUS

 Projeto de Pickard Chilton Architect – medalha AIA – junto com outros escritórios de arquitetura como Hargreaves Associates e Ziegler Cooper Architects.

O complexo de escritórios da EXMOBILE, em construção desde 2011 (já está ocupado, mas continua em construção), tem 14 prédios de escritórios erguidos em torno de uma área comum central de 3 hectares e inspirada nas praças públicas da Europa e partes dos EUA. Projetado para ter uma sensação colegial. O campus possui, além dos escritórios, centro de bem-estar, instalação para conferência, centro de desenvolvimento infantil, restaurantes, lojas e serviços. O campus abrigará o pessoal da ExxonMobil e outras áreas do negócio. 

Com a praça comum e os andares abertos nos interiores dos escritórios, a ExxonMobil está cumprindo seu objetivo de usar o design do campus para incentivar a colaboração entre os funcionários.  Os edifícios estão situados de uma forma que nenhum edifício fica a mais de cinco minutos a pé de qualquer outro edifício.

O icônico Centro de Enegia foi projetado com altos padrões de eficiência energética e gestão ambiental. Chamado de “cubo flutuante”, o Centro de 10 mil toneladas ficará a 20 metros acima do solo e servirá como portão principal do campus.

 Seleção

 Para oferecer o que há de melhor em Travertino, a NPK realiza diariamente uma seleção rigorosa entre as jazidas mundiais, buscando os melhores materiais para agregar ao seu projeto. Prezamos pela qualidade da pedra natural, afim de valorizar a beleza que nos é oferecida.

 

 

Deslize para ver mais