NPK Mármores

voltar

Mármore x Granito: conheça as diferenças!

A escolha dos revestimentos é uma das partes mais importantes de um projeto!

Na hora de decidir o material para áreas que exigem produtos mais resistentes, como as cozinhas e as áreas gourmet, os amantes da beleza das pedras naturais se perguntam: mármore ou granito?

Para quem está construindo ou reformando é importante levar em consideração as características de cada tipo de pedra para garantir um resultado que, além de belo, seja funcional.

Pensando nisso, reunimos as principais diferenças entre o mármore e o granito. Confira.

Composição

O mármore é uma rocha metamórfica originária do calcário. Seus veios e cores variam de acordo com os minerais presentes durante a sua formação – o que abre o leque de variedade dos belos e singulares desenhos dos mármores!

Já o granito é uma rocha ígnea, formada a partir do resfriamento do magma na superfície terrestre.

O material é composto, basicamente,  por quartzo, feldspato e mica e, por isso, tem uma aparência mais mesclada e menos uniforme.

Variedade estética

Provavelmente a grande diferença entre os dois materiais esteja neste tópico! As pedras possuem um visual bem diferente: enquanto os mármores tem os famosos veios lineares, o granito é marcado por pequenos pontos (granulações) bem característicos.  

granito-marmore

        À esquerda Granito e à direita, Mármore

A gama de cores dos materiais também pode influenciar na escolha. Os mármores atendem aos mais variados estilos, com uma diversidade de tonalidades.

Já o granito traz algumas padronizações bem conhecidas, que geralmente são usadas em áreas como cozinha e serviço, além de tons mais básicos como o preto e o bege. 

Resistência para bancadas

Devido à sua formação geológica, alguns tipos de granito podem ser mais duros que o mármore, mas isso não significa necessariamente que ele seja mais resiste à produtos ácidos e oleosos, por exemplo. Ou seja, nesse sentido é necessário o mesmo tipo de cuidado para ambas as pedras.

marmore-gris-navagio-bancada

Projeto: Marko Holsten | Mármore Gris Navagio | Foto: Eduardo Macarios

Mesmo assim, é importante fazer a devida impermeabilização do mármore. Atualmente o mercado conta com produtos que ajudam na manutenção e proteção da pedra, tranquilizando os amantes do material. É claro que é preciso contar com uma empresa que conheça as características de cada pedra para indicar o produto adequado.

marmore-gris-navagio-pia

Projeto: Marko Holsten | Mármore Gris Navagio | Foto: Eduardo Macarios 

Limpeza

Nesse tópico, a dica é a mesma para ambos: um pano úmido com detergente neutro. Ainda vale alguns cuidados extras, que você pode conferir clicando em nossa matéria sobre como limpar os mármores de maneira correta.

Conheça toda nossa linha de pedras naturais pelo portfólio de produtos ou visite nossas lojas em São Paulo ou Curitiba.

Deslize para ver mais