NPK Mármores

voltar

Mármore branco Carrara, um clássico usado na arquitetura moderna

O Carrara é um dos mármores mais famosos do mundo – se não o mais.  A pedra é matéria-prima de grandes monumentos arquitetônicos, desde a antiguidade, quando foi consagrada nas esculturas de Michelangelo até os mais belos projetos contemporâneos.

Há algumas classificações para o Carrara. Aqui na NPK, trabalhamos com o mármore branco Carrara da linha extra e premium, extraídas das mesmas jazidas do famoso Calacatta, na região da Toscana, Itália.

(Foto:divulgação/Eduardo Kobra)

Assim como outros mármores, o Carrara é uma rocha metamórfica. Sua formação ocorreu há 190 milhões de anos, quando boa parte do norte da Toscana foi inundada. Junto com um movimento da crosta terrestre, as montanhas emergiram (Alpes Apuanos) e tiveram sua estrutura cristalina modificada com a pressão atmosférica, transformando a plataforma calcária – antes sob o mar – em mármore.

(Foto: divulgação/ Salvatori)

O mármore branco Carrara da linha NPK tem como característica seu fundo branco com veios acinzentados – que sofrem variação de movimentos e intensidade. A pedra pode ser utilizada para trazer uma linguagem contemporânea ao projeto, sendo aplicada em pisos, fachadas e bancadas, por exemplo. Aos amantes do material, também vale utilizá-lo como ponto de destaque!

Com acabamento polido, levigado ou escovado, o mármore branco Carrara pode ser usado com recortes mais variados desde a chapa inteira (com medidas em grandes formatos) ou até mesmo em peças menores, com medidas irregulares, como na foto acima. As ripas em mármore também estão em alta! Confira alguns projetos em mármore branco NPK que separamos para inspiração.

Black and White

(Foto: Romulo Fialdini) 

Neste banheiro, que leva assinatura do arquiteto Marcos Bertodli, o mármore Carrara Gióia forma uma composição arrojada com tons de preto e outras texturas em branco.

Minimalismo

(Foto: Julia Ribeiro)

 O Carrara é ideal para quem deseja um ambiente mais minimalista e leve. Nesta área gourmet, as arquitetas Michelle Waisblut e Luciana Gomes optaram por utilizar o material na mesa de jantar, proporcionando uma linguagem unificada ao projeto através da paleta de cores mais neutra. 

Corporativo

(Foto: Fran Parente)

Com veios mais marcados, o Carrara ganha um tom imponente nesse escritório assinado pelo arquiteto Gabriel de Lucca. A mesa, desenhada pelo profissional, conta com uma paginação perfeita e contínua, possibilitada pela seleção criteriosa da NPK.

Quer conhecer todo nosso portfólio de mármores? Acesse nossa aba de produtos ou visite nossas lojas em São Paulo ou Curitiba.

Deslize para ver mais