NPK Mármores

voltar

Edifício One Kleomenous na Grécia, em mármore travertino

A imponência e beleza do mármore Travertino chama atenção de quem passa pela rua Kleomenous, em Atenas, na Grécia. O motivo é o moderno edifício residencial One Kleomenous, projeto do escritório Omniview, dos arquitetos Dimitrios Tsigos e John Tsigos, que conta com sua fachada toda trabalhada em formas orgânicas e ornamentada em Travertino.

Com um trabalho incrível em vários aspectos e trazendo uma arquitetura conceitual, os arquitetos escolheram o travertino por toda a representatividade que ele tem. Segundo a dupla, uma construção não deve invadir a beleza natural com materiais que não se encaixem adequadamente ao lado do verde e do solo. A pedra faz justamente isso, integrando o meio. O Travertino é um material que se comunica muito intensamente com o status não artificial devido a sua natureza bruta.

Aos pés da colina Lycabettus, a estética do empreendimento precisava seguir um padrão híbrido, passeando entre a linguagem do design e a escolha dos materiais. As varandas quase são tocadas pela copa das árvores e pela floresta, o que motivou o escritório a manipular geometricamente os espaços, dando a sensação de continuidade para a forma fluida da colina.

O conceito do prédio é de uma residência privada no coração de Atenas, que se espalha por 11 andares, sendo seis acima e cinco abaixo do nível do solo. A fachada do edifício é possivelmente uma das maiores operações pelo software CAD/CAM em mármore em todo o mundo. Para sua composição foram usadas 2290 peças do CNC, corte de mármore que foram fabricados com precisão e montados no local por uma equipe de 30 pessoas, composto por arquitetos, gerentes de projeto, engenheiros esculturais, pedreiros, siderúrgicas, escultores e vários outras artistas.

Deslize para ver mais