NPK Mármores

voltar

Deu match! Quando os veios do mármore se encontram

A beleza da natureza é incontestável e não cansa de nos surpreender, não é mesmo? No segmento das pedras naturais, como mármores, limestones, e travertinos, podemos notar detalhes gerados a partir do acúmulo de minerais, precipitações químicas, fragmentos orgânicos e da força das correntes dos oceanos, tornando cada rocha única em suas características.

Em meio a essa diversidade magnífica, os veios dos mármores formam boa parte do espetáculo. Seus delicados traços ajudam a compor a singularidade de cada material e, em uma fascinante combinação, podem formar o que chamamos de veios casados – quando duas peças se encaixam perfeitamente, formando um desenho contínuo.

marmore-veios-casados

Projeto: Priscilla Muller | Foto: Eduardo Macarios

A execução desse trabalho se dá em superfícies que, inicialmente, estavam de frente uma para a outra quando o bloco foi transformado em chapa, as chamadas chapas irmãs. Um dos grandes diferenciais da NPK, é a compra dos blocos ou lotes inteiros de um mesmo material, para que seja possível oferecer aos nossos clientes as chapas irmãs, na sequência correta.

marmore-veios-casados

Projeto: Deborah Nicolau| Foto: Eduardo Macarios

Paginação

Para alinhá-las de forma que pareçam uma única peça é necessária a devida seleção das chapas no depósito da NPK, ou mesmo a escolha do material de forma on-line, processo que oferece muito mais praticidade ao cliente. Com todo o estoque de mármore fotografado, scaneado e catalogado em nosso sistema, o setor de projetos da NPK, formado por arquitetos, disponibiliza o serviço de seleção e paginação dos materiais, casando os veios e dando continuidade ao seu movimento. Dessa forma, é possível uma visualização virtual do resultado antes da execução do projeto.

marmore-lareira

Projeto: NP Arquitetura | Foto: Eduardo Macarios

Ao fazer uma paginação “book matched”, cada peça é numerada antes de ser cortada pela marmoraria,  para garantir o casamento dos veios e guiar o colocador no assentamento das pedras.  Assim como é importante ter um arquiteto para alcançar o resultado desejado, a marmoraria tem papel fundamental na execução do projeto.

Projetos

A utilização de peças com veios casados pode ser feita em pisos, escadas e paredes, em uma área grande ou pequena. Há inúmeras possibilidades de casamento dos veios da mesma chapa, dependendo do sentido que a usamos  (horizontal ou vertical), do lado da chapa que escolhemos e da área do projeto, sendo que cada composição forma um desenho único e diferente. O efeito final é impactante, confira alguns exemplos:

marmore-branco-calacatta

Projeto: Amanda Mello | Foto: Eduardo Macarios

Deslize para ver mais