NPK Mármores

voltar

Dicas para fazer a limpeza correta dos mármores

Os mármores são conhecidos por protagonizarem os mais belos projetos de arquitetura e decoração. Dono de uma beleza única, o material carrega em suas cores e veios histórias milenares e a energia que somente a natureza pode transmitir. Para muitos, no entanto, é uma dúvida a melhor forma de manter os cuidados diários sem perder as características da pedra.

limpeza-de-marmores

Pensando nisso, reunimos algumas dicas essenciais para a hora de higienizar pisos, bancadas, mesas, painéis e outros itens que tenham o mármore como revestimento. Confira:

Limpeza diária

Mesmo que robusto, os mármores requerem uma limpeza prática e básica. Para isso, utilize apenas detergente neutro, diluído em água – nunca aplicado diretamente! Produtos com química mais forte, como desengordurantes, água sanitária ou querosene podem danificar a pedra.

A limpeza deve ser realizada com um pano ou com a esponja do lado amarelo, evitando materiais abrasivos que podem riscar a superfície. Na finalização, utilize um pano macio e limpo para secar.

limpeza-marmores

Para evitar que o pó se fixe nas pedras, principalmente em limestones, o ideal é também manter uma rotina de limpeza com aspirador de pó.

Produtos específicos

Para quem deseja investir em produtos pensados exclusivamente para a limpeza dos mármores, existem marcas como a italiana Bellinzoni e a alemã Akemi, líderes de mercado que garantem qualidade nos cuidados.

Pequenos cuidados

Optar pelo uso do mármore para seu projeto requer alguns cuidados durante a rotina. Por exemplo, sempre utilize descansos para copos ou para qualquer recipiente que não esteja na temperatura ambiente. Além disso, se bebidas como vinho, suco de uva ou outros produtos ácidos caírem sobre a pedra, deve-se realizar a limpeza imediata.

limpeza-marmores

Impermeabilização

A impermeabilização correta do mármore é essencial proteger o material e facilitar a limpeza por muito mais tempo. Para que o processo seja eficiente, é necessário procurar uma empresa especializada.

Brilho

Se com o passar dos anos o mármore perder o brilho, é possível recuperar com ceras próprias para pedras, como das marcas Bellinzoni e AKEMI, que já citamos acima, ou , então, fazer um novo polimento com empresa especializada.

Restauração

Caso o seu mármore esteja danificado, temos uma boa notícia: uma das caraterísticas incríveis da pedra é que ela pode ser recuperada! 

O processo de recuperação do material danificado consiste, na maioria dos casos, em remover a camada mais superficial e polir novamente o mármore. Com isso, retira-se a parte opaca e o polimento garante um visual novo. Dessa forma, as características originais do material podem ser mantidas por um longo período de tempo.

Quer conhecer todo nosso portfólio de mármores? Acesse nossa aba de produtos ou visite nossas lojas em São Paulo ou Curitiba.

Deslize para ver mais